domingo, 26 de maio de 2013

PLANO DEAULA SOBRE HIGIENE




OBJETIVO: LEVAR OS ALUNOS A PERCEBEREM A NECESSIDADE DE ADQUIRIR BONS HABITOS DE HIGIENE. IDENTIFICANDO OS CAUSADORES DE DOENÇAS. FAVORECER O CONTATO COM LIVROS DE LITERATURA.

ROTINA: Música de entrada ( Boa tarde Coleguinhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça, Ombro Joelho e pé...)
Ajudante do dia
Cantinho do tempo
Chamada
Letrinhas do nome (primeira letrinha)

DESENVOLVIMENTO: Começar com a história “ As mãos do macaquinho Chiquinho”. Sentar as crianças em roda para escutar a história.
Fazer questionamento da história:
Como vivia as mãos de Chiquinho?
De que cor ficou a pele de Chiquinho?
O que papai ensinou para Chiquinho?
Chiquinho aprendeu a lição?

Falar da importância das mãos e para que serve.
Apresentar algumas figuras que mostram criança dormindo, assistindo  TV...) Falar dos hábitos saudáveis 

ATIVIDADE: pintar e colar papel no macaquinho. Fazer desenho da mão.

2º Momento: caso não haja biblioteca na escola se houver ir para biblioteca.
Fazer momento de leitura com as crianças.
Dentro da caixa surpresa estarão diversos livros.
Perguntar para que servem os livros, ensinar a manusear, falar da importância em cuidar ...
Cada criança devera escolher um livrinho para ler o aluno poderá trocar o livrinho pegando outro.

Lanche
Parque
Higienização


Marterial: livros diversos,atividades, figuras








OBJETIVO: ESTIMULAR A PERCEPÇÃO DOS SONS POR MEIO DO CORPO IDENTIFICAR O NOME DOS PAIS ASSIM COMO O PROPRIO.

ROTINA: Música de entrada (Boa tarde Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça, Ombro Joelho e pé...)
Ajudante do dia
Cantinho do tempo
Chamada
Letrinhas do nome (primeira letrinha)
Trabalhar ritmo, com as partes do corpo, escutando barulho de instrumentos de percussão (guizo) feito com latas e arroz.

DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula com balões no chão levar as crianças para a quadra. Cada balão terá  a primeira letra do nome da criança. A professora indicara a criança para buscar o balão com a primeira letra do seu nome (obs.:  pode pedir para mostrar para os coleguinhas a sua letrinha.)
Depois que todos pegarem o balão cada um na rodinha devera falar o nome do papai e da mamãe.
Obs. Pedir que falem fazendo algum gesto com o balão (para cima , para baixo)

PARQUE
LANCHE
HIGIENIZAÇÃO

ATIVIDADE: Colorir e colocar o nome da mamãe.
História “A menina derretida”(atividade com cola colorida)

MATERIAL: Balão com a letra dos alunos, instrumento de percussão, cola colorida.


PLANO DE AULA
27/02/2013

OBJETIVO: ENRIQUECER O IMAGINARIO, RECONHECIMENTO DAS PARTE DO CORPO ( PÉ)

ROTINA: Música de entrada (Boa tarde Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça, Ombro Joelho e pé, VEM CA PEZINHO fazer gesto do pezinho para cima para baixo...)
Ajudante do dia
Cantinho do tempo
Chamada
Letrinhas do nome (primeira letrinha)

DESENVOLVIMENTO: Iniciar com a brincadeira no pátio. As crianças deverão repetir o que a professora disser:

Vamos passear na floresta?
Então vamos!
Xii!! Olha o rio..
Por cima não dar (estica o corpo)
Por baixo não dar (abaixa o corpo)
Então vamos nadar (movimento dos braços)
Uma árvore vamos subir (movimento das pernas)
Olha a caverna vamos entrar, ficou escuro ( fechar os olhos)
Fazer varias variações.

2º MOMENTO: Mostrar desenho o desenho de um pé na cartolina
Perguntar o que é ?
Para que serve?
O que fazemos com o pezinho?
Os pezinhos são iguais ou diferentes? (pedir para observarem os pezinhos)

ATIVIDADE: PINTAR O PÉ (COLETIVAMENTE E COLAR PAPEL)

PARQUE
LANCHE


Contar história “Cheré, o jacaré de chulé” (trabalhando a higiene dos pés )

Entregar pezinhos para as crianças levarem para casa.

MATERIAIS: Cartolina, papel picado, livro






OBJETIVO: CONHECER A PRIMEIRA LETRINHA DO NOME NO MEIO DE DIFERENTES LETRINHAS. RECONHECIMENTO DO FORMATO DO PÉ.

ROTINA: Música de entrada (Boa tarde Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça, Ombro Joelho e pé, VEM CA PEZINHO fazer gesto do pezinho para cima para baixo...)
Ajudante do dia
Cantinho do tempo
Chamada
Letrinhas do nome (primeira letrinha)

DESENVOLVIMENTO: Colocar na parede um cartaz com a sombra da primeira letrinha do nome.
Os alunos deverão encontrar a sua letrinha e colar na sombra da mesma.
Obs. As letrinhas estarão no chão embaralhadas.
Ao encontrar deverão colar em cima da sombra.
Cantar a música o sapo não lava o pé (trocando as palavras sapo pelo nome da criança.)
Contar historia “ Unhas das oncinhas” o livro fala da impotância de cortar as unhas”
Falar que devemos cortar as unhas do pezinho também .

Atividade; contorno do pé

PARQUE
LANCHE
HIGIENIZAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário