OBJETIVO: LEVAR OS ALUNOS
A PERCEBEREM A NECESSIDADE DE ADQUIRIR BONS HABITOS DE HIGIENE. IDENTIFICANDO
OS CAUSADORES DE DOENÇAS. FAVORECER O CONTATO COM LIVROS DE LITERATURA.
ROTINA: Música de entrada ( Boa tarde
Coleguinhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça, Ombro Joelho e pé...)
Ajudante
do dia
Cantinho
do tempo
Chamada
Letrinhas
do nome (primeira letrinha)
DESENVOLVIMENTO: Começar com a
história “ As mãos do macaquinho Chiquinho”. Sentar as crianças em roda para
escutar a história.
Fazer
questionamento da história:
Como
vivia as mãos de Chiquinho?
De
que cor ficou a pele de Chiquinho?
O
que papai ensinou para Chiquinho?
Chiquinho
aprendeu a lição?
Falar
da importância das mãos e para que serve.
Apresentar
algumas figuras que mostram criança dormindo, assistindo TV...) Falar dos hábitos saudáveis
ATIVIDADE: pintar e colar
papel no macaquinho. Fazer desenho da mão.
2º Momento: caso não haja biblioteca na escola se
houver ir para biblioteca.
Fazer
momento de leitura com as crianças.
Dentro
da caixa surpresa estarão diversos livros.
Perguntar
para que servem os livros, ensinar a manusear, falar da importância em cuidar
...
Cada
criança devera escolher um livrinho para ler o aluno poderá trocar o livrinho
pegando outro.
Lanche
Parque
Higienização
Marterial: livros
diversos,atividades, figuras
OBJETIVO: ESTIMULAR A
PERCEPÇÃO DOS SONS POR MEIO DO CORPO IDENTIFICAR O NOME DOS PAIS ASSIM COMO O
PROPRIO.
ROTINA: Música de entrada (Boa tarde
Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça,
Ombro Joelho e pé...)
Ajudante
do dia
Cantinho
do tempo
Chamada
Letrinhas
do nome (primeira letrinha)
Trabalhar
ritmo, com as partes do corpo, escutando barulho de instrumentos de percussão
(guizo) feito com latas e arroz.
DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula
com balões no chão levar as crianças para a quadra. Cada balão terá a primeira letra do nome da criança. A
professora indicara a criança para buscar o balão com a primeira letra do seu
nome (obs.: pode pedir para mostrar para
os coleguinhas a sua letrinha.)
Depois
que todos pegarem o balão cada um na rodinha devera falar o nome do papai e da
mamãe.
Obs.
Pedir que falem fazendo algum gesto com o balão (para cima , para baixo)
PARQUE
LANCHE
HIGIENIZAÇÃO
ATIVIDADE: Colorir e
colocar o nome da mamãe.
História
“A menina derretida”(atividade com cola colorida)
MATERIAL: Balão com a
letra dos alunos, instrumento de percussão, cola colorida.
PLANO DE AULA
27/02/2013
OBJETIVO: ENRIQUECER O
IMAGINARIO, RECONHECIMENTO DAS PARTE DO CORPO ( PÉ)
ROTINA: Música de entrada (Boa tarde
Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça,
Ombro Joelho e pé, VEM CA PEZINHO fazer gesto do pezinho para cima para
baixo...)
Ajudante
do dia
Cantinho
do tempo
Chamada
Letrinhas
do nome (primeira letrinha)
DESENVOLVIMENTO: Iniciar com a
brincadeira no pátio. As crianças deverão repetir o que a professora disser:
Vamos
passear na floresta?
Então
vamos!
Xii!!
Olha o rio..
Por
cima não dar (estica o corpo)
Por
baixo não dar (abaixa o corpo)
Então
vamos nadar (movimento dos braços)
Uma
árvore vamos subir (movimento das pernas)
Olha
a caverna vamos entrar, ficou escuro ( fechar os olhos)
Fazer
varias variações.
2º MOMENTO: Mostrar desenho
o desenho de um pé na cartolina
Perguntar
o que é ?
Para
que serve?
O
que fazemos com o pezinho?
Os
pezinhos são iguais ou diferentes? (pedir para observarem os pezinhos)
ATIVIDADE: PINTAR O PÉ
(COLETIVAMENTE E COLAR PAPEL)
PARQUE
LANCHE
Contar história
“Cheré, o jacaré de chulé” (trabalhando a higiene dos pés )
Entregar
pezinhos para as crianças levarem para casa.
MATERIAIS: Cartolina, papel
picado, livro
OBJETIVO: CONHECER A
PRIMEIRA LETRINHA DO NOME NO MEIO DE DIFERENTES LETRINHAS. RECONHECIMENTO DO
FORMATO DO PÉ.
ROTINA: Música de entrada (Boa tarde
Coleguinhas, Palminhas...palminhas, Saia Piaba, Caranguejo Peixe é, Cabeça,
Ombro Joelho e pé, VEM CA PEZINHO fazer gesto do pezinho para cima para
baixo...)
Ajudante
do dia
Cantinho
do tempo
Chamada
Letrinhas
do nome (primeira letrinha)
DESENVOLVIMENTO: Colocar na
parede um cartaz com a sombra da primeira letrinha do nome.
Os
alunos deverão encontrar a sua letrinha e colar na sombra da mesma.
Obs.
As letrinhas estarão no chão embaralhadas.
Ao
encontrar deverão colar em cima da sombra.
Cantar
a música o sapo não lava o pé (trocando as palavras sapo pelo nome da criança.)
Contar
historia “ Unhas das oncinhas” o livro fala da impotância de cortar as unhas”
Falar
que devemos cortar as unhas do pezinho também .
Atividade; contorno do pé
PARQUE
LANCHE
HIGIENIZAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário